quarta-feira, 16 de julho de 2014

Higiene das Academias

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre a higiene das academias... vocês já repararam como está a limpeza das suas academias?!


Muito se fala da obrigação da academia em zelar pela segurança de seus alunos, mas outra coisa me preocupa ainda mais: a higiene. Sua academia se preocupa com a sua saúde? Uma série de pequenas medidas demonstram preocupação (ou descaso) das academias para com seus alunos.
Sua academia mantém as janelas fechadas ou abertas durante seu horário de funcionamento? Por incrível que pareça, hoje em dia a recomendação de especialistas da saúde é manter as janelas abertas para arejar o ambiente e evitar a proliferação de vírus e outros visitantes indesejados.
Manter as janelas abertas é fácil. Sim, é o melhor para a saúde, mas em locais de clima quente pode tornar a atividade física um sacrifício e até comprometer o rendimento do aluno. Para assegurar o bem estar dos alunos o ideal é que a academia se preocupe em adquirir aperelhos de ar condicionado potentes o suficinte para resfriamento da sala mesmo com algumas janelas abertas. Sim, é difícil, mas é possível.
E o filtro do ar condicionado? Sua academia os limpa com a frequência necessária? Quando ligam o ar você sente inicialmente um cheiro estranho? Tem crises alérgicas quando vai à academia? Fique de olho, manter um ar condicionado funcionando bem e limpo pode ser custoso e não são todas as academias que investem nisso.
Sua academia disponibiliza alcool gel nas salas para que os alunos possam higienizar as mãos? Parece bobagem, mas se você soubesse a quantidade de impurezas e até mesmo de coliformes fecais que tem em uma sala de musculação, imploraria por esta medida. Tambémn deve ser fornecido algum meio de higienizar os aparelhos, de preferência com alcool acima de 70%, que é o único que realmente mata todos os germes. Caneleiras, colchonetes e outros acessórios também devem ser higienizados após cada uso.
Não vou falar dos banheiros, porque é nojento demais. Pulemos essa parte!
E por falar em germes, sua academia disponibiliza copos individuais e descartáveis no bebedouro? Não, não é frescura. Você ficaria surpreso com o risco que pode ser beber água direto do bebedouro. Aliás, qual é o gosto da água da sua academia? Água de bebedouro não deve ter gosto estranho nem gosto de ferrugem, um bebedouro bem limpo fornece água sem “sabor. Será que o bebedouro da sua academia tem a manutenção adequada?
Você tem direito a todas estas informações e quantas mais quiser saber. Caso tenha alguma dúvida, pergunte aos responsáveis pela sua academia, eles tem a obrigação de esclarecer. Manter a academia limpa e segura para o aluno não é favor, é obrigação e é questão de saúde pública, muitas vezes sujeita a fiscalização e multa.
Por isso não fique acanhado: se estiver sentindo algo diferente ao frequentar sua academia, como alergias, problemas gastrointestinais ou outros desconfortos, pergunte. Procure saber e se perceber que existe algo fora de ordem converse com a gerência.
Quando você vai a um restaurante fica acanhado se reclamar se o prato estiver sujo? Não né? Pois academia é uma prestadora de serviços como outra qualquer, tem a obrigação de zelar pela saúde pública. Fiscalize, você paga, você tem direito.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06h
- suco de abacaxi com suco de uva integral, biomassa de banana verde e chia

Lanche da Manhã – 09h
- 01 banana
- colágeno hidrolisado

Almoço – 11:40
- salada de alface, tomate, cenoura, batata amarela e couve refogada
- feijão preto
- frango xadrez

Lanche da Tarde – 15:10
- 01 mexerica

Jantar - 19h
- pães de queijo
- crissinis

4 comentários:

  1. Nossa, é muita coisa a se observar! Onde eu treinava atendia a quase todos esses requisitos, mas deixava a desejar em alguns.
    Onde estou treinando agora é sempre tudo limpinho ainda bem!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. muito legal o poste de hj!!!
    bom reparar mesmo nisso!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. A que eu frequento é impecável !!! Sempre estão limpando tudo que é usado. A higienização é muito frequente e eficiente, graças a Deus. Boa postagem. Beijo.

    ResponderExcluir