quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Importância de nos reparar durante a musculação!

Olá!
Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre a importância de reparar nos movimentos que fazemos durante a musculação! Vale a pena conferir...

Olhai por nós

Já falamos aqui dos perigos em não olhar para os colegas ao lado e das consequências de vagar de forma distraída pela sala de musculação. Hoje volto a falar da importância da atenção, mas é da atenção de você para com você mesmo. Ao realizar uma atividade física que requeira movimentos precisos para gerar resultados é fundamental que você veja o que está fazendo. Musculação e dança são bons exemplos. Alguns movimentos, para serem bem executados, exigem que você se olhe no espelho e atente para uma série de detalhes do seu posicionamento durante a execução. Quando a atividade o requerer, olhe para você mesmo durante a execução.
Não olhe para o colega, para a TV, para o relógio, para o celular… olhe para você e repare nos detalhes: qual a posição dos joelhos? E da coluna? E do pulso? Qual a velocidade do movimento? A extensão ou flexão é completa ou parcial? Os dois membros estão com a mesma angulação? Passe a se observar com cuidado e você vai se surpreender com a quantidade de pequenos erros que vai descobrir. Estes pequenos erros podem estar comprometendo seu rendimento ou até mesmo estar dando inicia a uma lesão.
Um grande problema ocorre quando a pessoa não consegue se olhar. Sim, este é um recado para você que sofre de miopia: você tem que ver o que está fazendo! Eu sei de todo o sofrimento que pessoas com miopia passam: óculos embaçam quando você sua, lentes podem causar irritação nos olhos, pessoas pelas quais você passa sem ver e não cumprimenta se ofendem e a coletividade acha que não é miopia, é antipatia. A vida do míope tem suas mazelas. Mas isso não justifica que você execute exercícios vendo refletida apenas uma mancha no espelho. É importante que você veja o que está fazendo. Se preciso for, chegue bem perto do espelho, fique na primeira fila da sala de aulas coletivas, enfim, dê seu jeito e veja o que está fazendo.
Eu sei que muitas particularidades de movimentos você não saberá corrigir, mas o básico já ajuda muito. Muitas pessoas fazem os exercícios tortas, fora do seu eixo, levantando mais  um membro do que o outro, hiperestendendo ou simplesmente de forma assimétrica. O tipo do erro que conseguiriam visualizar se vissem um terceiro praticando, mas não conseguem perceber em si mesmas por falta de atenção. Atividade física tem que ser algo consciente, não pode ser feita no piloto automático. É um diálogo com o seu corpo, você vai se movimentando e escutando o que o corpo te diz de volta.
Muitas pessoas não olham por constrangimento. Não tem que se preocupar com isso, é perfeitamente visível quem olha para executar um movimento correto de quem olha se paquerando no espelho por puro narcisismo. Você vai levantar a camisa no final do exercício, olhar sua barriga, morder os lábios e mandar um beijo para você mesmo? Não né? Então tá tudo certo, pode olhar. Nós professores tentamos observar os alunos com o máximo de atenção, mas não é possível estar o tempo todo olhando, a menos que você tenha um Personal. Se não é esse o caso, eu te imploro: “olhai por nós”, ajuda muito se você também olhar.
Acostumem-se a olhar o que estão fazendo quando for possível, só não vale comprometer a postura correta do movimento para se observar. Posicione-se de uma forma que você possa executar o movimento correto e se olhar. É um bom investimento, pois muitas vezes os olhos detectam o erro antes de que ele se materialize na forma de dor.


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES



Café da Manhã – 06h
- suco de abacaxi com couve, salsinha, banana verde, gengibre e psillium
- 01 pão de forma integral light com geleia

Lanche da Manhã - 09h
-sementes de girassl
- colageno hidrolisado

Almoço - 12:30
- salada: alface,  brocolis, cenoura e repolho
- 1/2 concha de feijão
- 01 ovo frito
13:30
- pastilhas de chocomenta
 
Lanche da Tarde - 17:20
- pastilhas de chocomenta

Jantinha com amigas - 20h as 22h
- 04 wraps com alface, tomate, cenoura, frango desfiado, blanquet e cottage com ervas finas
- chá vermelho com amora

3 comentários:

  1. muito legal a materia!!! e totalmente certo!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. eu ainda não faço musculação, qdo começar vou lembrar de algumas coisas que li aqui :D bjs

    ResponderExcluir