quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Maneira certa de se exercitar na musculação!

Olá!
Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre a maneira correta de nos exercitar... utilizando os dois lados do corpo igualmente... vale a pena conferir!


Viva à igualdade!

 

Pode parecer bobagem, mas é um erro que cometemos com muito mais freqüência do que imaginamos: fazer mais força com um dos membros do que com o outro em exercícios bilaterais. Não raro os resultados são aparentes, um membro fica significativamente mais trabalhado do que o outro.
Ninguém tem a mesma força do lado esquerdo e do lado direito do corpo. Todos nós temos um lado mais forte. Na hora de executar algum exercício, é natural que a gente sobrecarregue o membro mais forte, fazendo com que ele realize um esforço maior do que o outro, mais fraco. Assim, por exemplo, no caso de exercício com a carga de 50kg para a perna, pode ser que na verdade uma perna esteja levantando 35kg e a outra 15kg no momento da execução.
Isso compromete não apenas seus resultados estéticos, como também a perna que está sendo sobrecarregada. Com o passar do tempo, o membro que está sendo exigido vai ficando cada vez mais forte, já que está trabalhando mais, e o membro menos exigido vai ficando cada vez mais fraco, já que está sendo poupado, aumentando progressivamente a discrepância de peso que cada um suporta.
Para evitar esse efeito em cadeia, você deve se policiar e tentar perceber se está fazendo a mesma força com ambos os membros no momento da execução do exercício. Tudo vai depender da sua propriocepção (ou cinestesia), que consiste capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão. Em algumas pessoas a propriocepção é boa e elas se educam para realizar os exercícios prestando atenção e, com a prática, perceber se os membros estão exercendo a mesma força.
Porém, muitas pessoas tem dificuldade de mensurar se os membros estão trabalhando de forma igual e começam a manifestar sinais estéticos de hipertrofia significativamente maior de um lado do que de outro. Nesses casos, a solução é basear o treino em exercícios unilaterais. Podem até ser os mesmos exercícios, porém executados com uma perna de cada vez. Os exercícios unilaterais são tão eficientes quanto, o único inconveniente é que demandam tempo dobrado
Fiquem atentos às suas medidas. Não precisa ficar na paranóia de fita métrica, apenas prestem atenção ao desenvolvimento muscular e, se perceberem alguma discrepância, passem a realizar os exercícios para aquele grupamento de forma unilateral. É o tipo de coisa que dificilmente seu professor vai poder perceber por você.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES



Café da Manhã – 06h
-suco de abacaxi com couve, salsinha, banana verde, gengibre e psillium
- 01 fatia de pão de forma integral light com cottage
 
Lanche da Manhã - 09h
- semente de abobora
- colágeno hidrolisado

Almoço - 13h
- salada: alface, tomate, beterraba, couve flor
- 1/2 colher de risoto de espinafre
- 01 pedaço pequeno de quiche de salmão com brocolis
- frango grelhado
 
Lanche da Tarde - 16h
- colágeno hidrolisado
17:15
- melancia

Jantar - 19:50
-01 tapioca rechada de soja e cottage
- alface

Um comentário: