quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Dorzinha de lado...

Olá!


Quarta é dia de post do blog do OSP!  A matéria de hoje é sobre aquela dorzinha que as vezes sentimos na região do tórax, de ladinho, quando estamos nos exercitando... vale a pena conferir!


Dor sim, de burro não

 


Existe uma dorzinha chata, uma pontada na região do tórax, que afeta alguns praticantes de atividade física, principalmente de corrida. Além da dor ser chata, ela ainda tem um nome politicamente incorreto que não acho conveniente reproduzir. Também é conhecida como “dor de burro”, mas me recuso a chamar assim, vocês não são burros, são? Trataremos dela aqui como “dor desviada”, se é que vocês me entendem.
Muitas pessoas sentem esta dor de forma recorrente ao praticar alguma atividade aeróbica, chegando até a influenciar na sua motivação, uma vez que ela pode impedir a prática da atividade escolhida. Muita calma nessa hora, em princípio, esta dor tem causa conhecida e pode ser evitada. Vamos entender a causa, para aprender a melhor forma de evitá-la? Estas dores costumam ter como causa um destes dois problemas: insuficiência circulatória ou respiração equivocada.
A insuficiência circulatória ocorre quando o esforço físico é mais intenso do que o seu coração pode suportar, gerando uma deficiência de sangue devidamente oxigenado no organismo. Isto pode causar dor ou desconforto em alguma órgãos como baço ou fígado. Se esta for a causa, é recomendado que se diminua o ritmo do exercício e que o aluno preste bastante atenção na sua respiração. Procure observar se a dor se apresenta sempre do mesmo lado e qual é este lado. Para que ela não se repita, é necessário um aquecimento adequado e que sejam respeitadas as limitações do seu organismo.
Outra hipótese é que esta dor seja decorrente de respiração incorreta. Muitos alunos pensam que não estão inspirando ar suficiente e se concentram ainda mais na inspiração, fazendo força para inspirar grandes quantidades de ar. Isto muitas vezes só piora a dor, pois na verdade o diferencial está na expiração. A dor surge da expiração incorreta. Por isso é comum presenciar maratonistas expirando de forma forçada, “bufando” enquanto correm. Sim, além de lembrar de inspirar, você tem também que se lembrar de expirar todo o ar. Muitas pessoas que sentem esta dor alegam sentir uma melhora ao forçar inspiração e expiração fortes e prolongadas.
Também existe quem relacione estas dores a problemas digestivos. Para fazer a digestão nosso organismo precisa de determinada quantidade de sangue direcionada para o aparelho digestivo, por isso se praticar uma atividade física após uma grande refeição, o sangue pode ser desviado para outras partes do corpo, comprometendo a digestão. O ideal é que só se pratiquem atividades aeróbicas após quatro horas de uma grande refeição. Não custa prevenir.
Qualquer que seja a causa da sua “dor desviada” ou “dor de burro”, alguns cuidados preventivos podem te ajudar. Começar a atividade em ritmo lento e ir aumentando sua intensidade de forma progressiva ajudam seu organismo a se adaptar ao desgaste provocado. Prestar atenção na sua respiração (sobretudo na expiração) pode ser um grande diferencial. Respire de forma adequada, lembrando sempre de expirar todo o ar.
O aluno deve se conhecer e saber qual é a respiração adequada para o seu organismo naquele tipo de atividade. Se você procurar nos livros, verá que, em média, a respiração considerada “correta” para um corredor seria a chamada 2 x 2, ou seja, a cada duas passadas, o corredor deve inspirar e respirar. Mas isso é muito subjetivo, prefiro que cada aluno determine seu ritmo confortável de respiração. Por fim, uma musculatura abdominal fortalecida pode te ajudar a evitar esta dor tão desagradável.
Dicas de quem corre regularmente para tentar atenuar a dor no momento da crise:  por incrível que pareça,  esta dor se manifesta mais em descidas, por isso, tome um cuidado especial nestas ocasiões. Quando sentir a dor, pise com mais força no pé que está do lado contrário à dor expirando fundo nesta pisada. Se puder, aperte algum objeto duro, algumas vezes isso atenua a dor. Gritar também poderia ser uma opção, por ajudar a relaxar a musculatura do diafragma, mas, sinceramente, eu não faria isso, porque dignidade é mais importante do que tudo nessa vida. Há quem alegue que massagear ou comprimir o local atenue a dor. Alongar tocando os dedos dos pés com as mãos em movimentos repetido também pode promover alívio por relaxar a musculatura. Por fim, procure apenas expirar, esperando alguns segundos para inspirar novamente, de forma repetida.
Se a dor persistir, procure um médico, porque ela pode ter alguma outra explicação que você e eu desconhecemos.

.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES



Café da Manhã – 06h
-suco de abacaxi com couve, salsinha, banana verde, gengibre e linhaça
- 01 fatia de pão de forma integral light com cottage
 
Lanche da Manhã - 09h
-sementes de abobora
- colageno hidrolisado

Almoço - 13h
- salada: alface, tomate, brocolis, couve flor, beterraba, cenoura amarela, quiabo e couve refogada
- 01 colher de arroz integral
- frango grelhado
 
Lanche da Tarde - 16h
- colágeno hidrolisado

Lanche Antes da Academia - 17:10
- vitamina de banana com whey e aveia

Jantar - 19:40
- alface e tomate
- soja temperada
- macarronese integral com maçã, cenoura e atum
- 02 tabletes de chocolate 90% cacau

3 comentários:

  1. Gostei do nome!!!! Já tive um pouco, mas bem pouco mesmo.

    Acho que dá para ver o filme antes do livro. É só deixar passar um tempo para ler. Geralmente eu faço isso.

    ResponderExcluir
  2. Já sofri bastante com essa dor por não respirar direito... Agora acho que aprendi pq quase não dói mais...rsrs..

    Ótimas dicas!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu sentia muito essa dor quando comecei a correr na esteira, mas agora já não sinto, acho que acostumei.

    Beijos!

    sereimagraaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir