quarta-feira, 24 de abril de 2013

Bebeu água? Tá com sede?

Olá!

Quarta é dia de post do blog do OSP!

O tema de hoje é sobre o mito dos isotônicos! Bem interessante! Principalmente para quem tem costume de beber sempre!


Bebeu água? Tá com sede?




As bebidas isotônicastem sim uma função importante, mas são indicadas para situações específicas.Utilizadas sem critérios podem trazer diversas conseqüências negativas,inclusive engordar o usuário.
Quando praticamos atividade física suamos. Ao suar, perdemos nãoapenas líquido, como também alguns sais minerais que são eliminados pelo suor esão muito importantes para o equilíbrio do organismo. Quando esta perda ésignificativa, pode prejudicar seu organismo e o rendimento da atividadefísica. Se esta perda for significativa, beber água será insuficiente,  sendorecomendada a ingestão de isotônicos, que além de água, contém sais minerais ecarboidratos. Porém, se não houver perda significativa destes sais minerais, édesnecessário beber isotônico, sendo até prejudicial para seu organismo (e parasua dieta!)
Como saber se o seu grau de perda de líquido justifica o uso de umisotônico? Existe o critério de tempo de atividade praticada, mas ele não émuito seguro. Via de regra, atividades que não durem mais de uma hora nãodemandam isotônico. Entre 60 hora e 90 minutos o uso do isotônico équestionável. A regra é que apenas atividades com mais de 90 minutos de duraçãorealmente justifiquem o uso do isotônico. Mas este critério pode ser falho, umavez que é possível que uma atividade muito intensa de 50 minutos cause umadesidratação maior do que uma atividade moderada de 90 minutos. Outros fatoresdevem ser levados em conta, como por exemplo a temperatura ambiente no momentoda atividade.
Outro critério mais preciso é aquele que leva em conta a perda delíquidos de forma individual. Estudos indicam que só haveria necessidade deusar um isotônico se você perder mais de 2% do seu peso corporal na práticadaquela atividade. Isto se verifica da seguinte forma: se você se pesar antesde iniciar a atividade e se pesar logo depois e não tiver perdido pelo menos 2%do peso, não precisará de isotônico.
A forma como se consome também interfere nos resultados. Se forpossível, sempre consuma a bebida isotônica gelada, pois assim ela sairá doestômago mais rápido e consequentemente será absorvida em menos tempo (paraquem não sabe, a absorção se dá no intestino), permitindo que você sinta seusbenefícios de imediato. O tipo de isotônico também deve atender a algunscritérios para que renda maiores benéficos a seus usuários: seus carboidratosnão devem ultrapassar 20g (de modo a que sejam absorvidos rapidamente peloorganismo), devem ter diferentes tipos de carboidratos (glicose, frutose,sacarose…) e devem ter sódio e potássio (para facilitar a absorção).
Também é preciso avaliar o perfil de quem consome o isotônico,independente do tempo de atividade física praticada. Alguns grupos precisamtomar um cuidado especial, como por exemplo pessoas  hipertensas,diabéticas, celíacas, com doenças renais, gestantes ou lactantes, entre outros,que só devem ingerir isotônicos com recomendação médica. Por isso a ANVISA(Agência Nacional de Vigilância Sanitária) mudou a classificação dosisotônicos, salvo engano, em 2008, retirando-os da categoria de “alimentos parapraticantes de atividades físicas” e colocando-os na categoria “ALIMENTOS PARAATLETAS”, recomendando ainda que conste em seus rótulos a seguinte advertência:“Este alimento é destinado exclusivamente a atletas sob recomendação denutricionista ou médico e não substitui uma alimentação equilibrada”.
Muitas pessoas relatam que o isotônico as ajuda a realizar suasatividades. Isto pode ocorrer não apenas pela hidratação, mas também porque oisotônico tem carboidratos. Muito cuidado, nada de treinar movida a isotônico,porque você pode estar repondo todas as calorias que está perdendo e com isso aúnica coisa que você realmente perde é tempo. Isotônico é suplemento, deve serusado não porque torna seu treino mais fácil e sim porque é realmentenecessário.
Para quem realmente precisa, fica a dica: beber isotônico antes,durante e depois. Não é recomendável esperar o corpo dar sinais de sede paracomeçar a beber o isotônico, pois quando o corpo envia estes sinais já existedesidratação e suas conseqüências nocivas já se manifestam no seu rendimento.
Não tem isotônico? Tente substituir por água de coco, que é umisotônico natural e possuí apenas 22 calorias por cada 100ml. Mas atenção: temque ser a água de coco natural, nada em caixinha!
Um último aviso: isotônico como acompanhamento do seu lanche NEMPENSAR. Não é uma bebida recreativa para o dia a dia, é um suplemento para aprática de atividade física intensa.


.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•.¸¸.•*´¨`*•.¸¸.•

REFEIÇÕES


Café da Manhã – 06:05
- ½ copo de água com ½ limão 
- sucode abacaxi com gengibre, couve, salsinha e linhaça
- 01 fatia de pão de forma integral light com cottage

Lanche da Manhã – 09:30
- 01 maçã

Almoço – 11:50
- salada: alface; tomate; couve flor; beterraba; couve e repolhorefogados
- 01 colher de servir de arroz integral
- ½ concha de feijão
- frango grelhado

Lanche da Tarde – 15:10
- 01 colher de sopa de semente de abobora
17:10
- iogurte Fit com farelos

Jantar - 18:40
- salada de alface, cenoura, brocolis e espinafre
- frango ao cubos com pimentões e cebolas

4 comentários:

  1. Oie bom dia nossa essa eu nao sabia muito bom os post terei muito mais cuidado agora ao tomar rs. Bjs lindo dia pra você.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jo, post muito esclarecedor!
    Obrigada pela dica. E, falando em dicas, estou sugerindo um troca-troca de dicas lá em meu blog e, se puder, vai ser muito bom ter a sua colaboração. Até lá. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Hunnn..
    agua ajuda muito e sempre.
    Tomo 1 copo quando acordo e
    os demais necessarios ao longo do dia.
    Sem neura, pois so me faz bemmmmm.
    Bjins

    ResponderExcluir